O selo leva em consideração quatro fatores: o operador tem que está em dia com as obrigações de vistoria anuais, está cadastrado em um aplicativo de diferenciação tarifária e também ter realizado nos últimos 12 meses um curso de requalificação para a parte de legislação de trânsito.
Cerca de 57 taxistas de Feira de Santana, receberam na manhã desta quarta-feira (10), durante cerimônia realizada na prefeitura, o selo Qualitaxi de qualificação do serviço. O evento contou a participação de vários taxistas ligados a cooperativas, do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário municipal de transportes e trânsito do município, o capitão Saulo Figueredo.
Também houve a regulamentação da utilização da modalidade de APP aplicativo junto aos taxistas.
O secretário explicou que o selo consiste na certificação do município de Feira de Santana para qualidade do serviço de transporte individual de passageiros.
O selo leva em consideração quatro fatores: o operador tem que está em dia com as obrigações de vistoria anuais, está cadastrado em um aplicativo de diferenciação tarifária e também ter realizado nos últimos 12 meses um curso de requalificação para a parte de legislação de trânsito. O selo foi criado para certificar a qualidade do serviço de táxi.
Para Saulo, a certificação traz benefícios para a categoria, uma vez que muitos taxistas vem sofrendo com a crise e também a concorrência desleal de aplicativos que não são regulamentados no município.
“Muitos operadores se predispuseram a fazer esse curso no Sest Senat para sinalizar a população que existe um serviço diferenciado. A população terá cerca de 57 taxistas com um serviço diferenciado, inseridos na tecnologia e oferecendo um serviço de maior qualidade. Então a gente vai sinalizar para a população que existem hoje operadores com um serviço diferenciado”, declarou.
O taxista Antonio Fernando de Almeida Silveira, contou que a categoria ficou muito feliz com a entrega do selo Qualitaxi. De acordo com ele, mostra que a prefeitura está se empenhando para a melhora dos prestadores de serviço à comunidade de Feira de Santana.
“Todos os taxistas que participaram dos cursos foram certificados hoje com o selo. O curso contou com carga horária de 28 horas, noções básicas de mecânica, elétrica, além de relações interpessoais e como ser amigo do ciclista”, afirmou.
O representante do aplicativo Táxi FSA, Fábio Vacarezza, salientou que o selo é destinado aos taxistas que fizeram o curso do Sest Senat e trabalham com aplicativos de diferenciação tarifária.
“Para o taxista poder fazer parte do aplicativo, ele tem que está com o curso em dia pelo Sest Senat. Hoje está se formando uma turma de 60 taxistas e temos outras turmas em andamento. Estamos querendo chegar até o final de 2018 com menos 750 taxistas qualificados na cidade”, disse.
Daniel Correia, diretor do Sest Senat, comentou que o selo de qualificação é a chave para a melhoria da qualidade dos serviços. Os taxistas participam do Sest Senat com uma contribuição mensal que permite frequentar os cursos e acessar vários serviços.
“O selo visa driblar a crise financeira e também a concorrência desleal que os taxistas vêm sofrendo na cidade de Feira de Santana. Eles pagam uma contribuição mensal e essa contribuição lhes dá direito a usufruir tanto dos treinamentos que a gente oferece quanto os serviços de saúde tanto para eles quando para as suas famílias também”, finalizou.
FONTE: Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.