A COVID-19 É UM PROBLEMA NOSSO!
Muitas vezes nós profissionais de saúde somos julgados como pessoas mais duras e até insensíveis! Nós que lidamos com pronto socorros, ou com pacientes críticos, precisamos fazer um exercício rotineiro para que ao longo dos anos de profissão possamos manter a nossa sensibilidade. Quem me acompanha nas redes sociais, desde o início dessa pandemia, sabe que assim como muitos que conseguem compreender a gravidade do problema, e que entende, que estamos sendo atingidos de forma tão brutal e cruel por um vírus, que se quer temos respostas para o tamanho estrago que vem causando, sabe que a minha missão nesse momento é de alerta e de conscientização a população! Não dá para esperar essa “gripezinha” chegar em nossa cidade para então agir. Não é apenas cumprindo recomendações, mas se organizando para ajudar de forma efetiva. Não é porque estamos em casa, ou ainda sem notificações de casos positivos, que não podemos agir proativamente, o barco é um só.
A NOTA TÉCNICA COE SAÚDE Nº 68 de 28 DE maio DE 2020, SESAB traz:
a. Indivíduos ASSINTOMÁTICOS com teste rápido NEGATIVO e que desenvolvem atividades laborais essenciais podem retornar imediatamente ao trabalho. CASO SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL NÃO SEJA ESSENCIAL, DEVE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL EM CURSO.
O Teste Rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para COVID-19, devendo ser usado como um teste para auxílio de diagnóstico. O resultado deve ser interpretado com auxílio dos dados clínicos e outros exames laboratoriais. Testes rápidos negativos isoladamente não descartam a infecção pelo vírus SARS-CoV2.
É onde sempre venho batendo na tecla! SE VOCÊ TESTOU NEGATIVO NO TESTE RÁPIDO, E SUA ATIVIDADE DE TRABALHO NÃO É ESSENCIAL, VOCÊ PRECISA CUMPRIR O ISOLAMENTO SOCIAL. E NESSE PONTO, ESTOU SENTINDO FALTA EM NOSSA CIDADE DE UM REAL MONITORAMENTO!
Estamos vivendo uma crise global, eu particularmente nunca vi, nunca vivi esse medo, essa aflição que atinge nosso planeta, não imaginava viver para ver isso, mas já que estamos vivendo, sei que para muita gente está sendo difícil. O avanço do coronavírus reconfigurou nossa vida em sociedade. Nossa rotina, forma de trabalhar e de se relacionar foram alteradas.
Apesar da evidente subnotificação dos dados e de todos os cuidados que a população vem tomando, os casos crescem exponencialmente, muito embora, em certos momentos, eu não consiga notar senso de urgência adequado nas ações. Tenho visto esforço nas autoridades para combater essa pandemia. Longe de mim criticar sem reconhecer os acertos. Não estou aqui fazendo parte de time político algum. É hora sim de discutir política, mas as políticas públicas que sejam resolutivas para combater o inimigo coronavírus.
Continuo achando que a imunização natural controlada e fiscalizada pelo Estado é a melhor saída para amenizar o caos na saúde pública e diminuir os impactos sociais. Do contrário, morrerá muita gente nos hospitais e muita gente de fome.
O momento de crise não afeta apenas a saúde física, a economia ou a rotina de trabalho, mas também a saúde mental de muitas pessoas. Os sentimentos de angústia e a insônia atrelada à ansiedade têm abalado muitas pessoas durante o isolamento social. Por isso, mais do que nunca, é necessário se importar com o outro e saber ouvir.
É um problema no planeta, a menos que você viva na lua e seja incessível as coisas que acontecem aqui. Precisamos sim acreditar na ciência, nos estudiosos que estão dia após dia se dedicando a amenizar essa pandemia!
Não é momento de desunião entre a população em geral, profissionais de saúde e governo. Pelo contrário! É chegada a hora de sabermos que estamos todos no mesmo barco. Uns mais expostos, outros menos. Mas o problema não é de A, B ou C! A Covid 19 é um problema NOSSO!
VAMOS supera-lo com união, responsabilidade e solidariedade. Vai ser duro, triste, demorado, talvez até desesperador, mas vai passar e vamos vencer! Lembre-se que quanto maior a nossa consciência menos será o caos. Sigam as orientações da OMS meus amigos, fiquem em casa!
Fonte: Dillian Sena
BLOG DUDU LOCUTOR: COMPROMISSO COM A VERDADE COM BASE NOS FATOS